
Saiba como ter uma alimentação saudável na correria do dia a dia
Na correria do dia a dia pode ser muito difícil conciliar uma vida equilibrada com uma alimentação saudável, o que pode acarretar no aumento da obesidade e consequentemente, maior ocorrência de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cânceres. Esses distúrbios são conhecidos como doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) que estão muito relacionadas ao consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares associado a prática insuficiente de atividade física.
Para diminuir a ocorrência dessas doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pensando nas necessidades de adequação dos padrões mundiais de alimentação, traçou estratégias para a redução no consumo dos seguintes alimentos com:
- Alto teor de energia
- Baixo teor de nutrientes
- Alto teor de sódio
- Alto teor gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados
Já o Guia Alimentar para População Brasileira recomenda que para uma alimentação saudável e equilibrada você deve:
- Preferir alimentos in natura ou minimamente processados como base da alimentação
- Moderar o uso de alimentos processados
- Evitar o consumo de substâncias ultra processadas
Mas você sabe o que são alimentos minimamente processados, processados e ultra processados?
Para melhor exemplificar, vamos dividi-los em 3 grupos:
Alimentos in natura e minimamente processados
Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou animais, que após deixarem a natureza, não sofrem qualquer alteração em sua composição.
Já os alimentos minimamente processados são os alimentos in natura que foram submetidos a vários processos, como: seleção, limpeza, desinfecção, descascamento, corte, embalagem e armazenamento
Lembrando que esses processos têm que ocorrer sem nenhuma adição de substâncias no alimento original. Em outras palavras, mantém a qualidade semelhante ao produto fresco, conservando suas características nutricionais e sensoriais. Um exemplo desse grupo são: carne fresca, leite, frutas e vegetais.
Alimentos processados
São alimentos in natura que sofreram adição de alguns compostos, como sal, açúcar, óleos, gorduras, com o objetivo de torná-los duráveis e com sabor agradável. São alguns exemplos: conservas de palmito, milho, pepino; frutas em calda; peixes enlatados, entre outros.
Alimentos ultra processados
São formulações industriais feitas com substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas em laboratórios (corantes, aromatizantes, acidulantes, gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose) com o objetivo de tornar os alimentos com propriedades sensoriais mais atraentes.
Geralmente, possuem alto teor de sódio para estender a duração dos produtos e intensificar o paladar, mascarando sabores indesejáveis de determinados aditivos químicos. Exemplos desses alimentos são: salgadinhos de milho, macarrão instantâneo, balas e guloseimas, produtos congelados e prontos para consumo (hambúrguer, nuggets), entre outros. Esses alimentos são os maiores causadores da epidemia de obesidade na América Latina.
Dessa forma, devemos priorizar os hábitos saudáveis associados ao estilo de vida moderno e acelerado, os alimentos minimamente processados ganham espaço, atingindo um público cada vez maior. Para isso, seguem algumas dicas:
- Fuja das lanchonetes estilo fast-food e daquelas máquinas cheias de guloseimas industrializadas
- Dê preferências aos restaurantes que tenham sempre saladas, cereais e proteínas
- Na hora da sobremesa, nada de atacar os chocolates, peça uma salada de frutas ou um creme de frutas para lhe ajudar a manter a dieta
- Evite comer salgados fritos como coxinhas, risoles, pastéis e esfihas, preferindo lanches naturais
- Troque o refrigerante, mesmo que seja diet ou light, por suco natural ou água
Para te ajudar a se alimentar bem e a manter uma dieta saudável, na MADE, priorizamos a sua saúde e bem-estar! Em nosso restaurante, você encontra produtos saudáveis, lanches e refeições rápidas, elaborados com alimentos frescos e com alto valor nutricional, ideal para a correria do dia a dia.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe para ajudar mais pessoas a terem uma alimentação saudável!
*Escrito pela nossa parceira nutricionista Juliana Pereira

3 Comentários
Sayure D. Santos
Excelente conteúdo Parabéns! Já me inscrevi aqui pra continuar recebendo suas dicas tops, Aproveita e visite o meu último artigo sobre este tema. tenho certeza absoluta que irá se surpreender!! Abraço, te aguardo. 😉
see here
This is truly helpful, thanks.
Vera Silva
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!