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Saiba como se hidratar no inverno

Para os que acham que a hidratação é importante somente no verão, muito cuidado! No inverno, a necessidade de hidratar-se é tão essencial quanto em outras estações do ano. Confira como se hidratar no inverno de forma correta.

O uso de roupas mais quentes e o aumento na produção de calor para manter a temperatura corporal estável em dias frios levam a transpiração, que evapora facilmente devido ao ar seco, muito comum em dias de inverno.

Soma-se a isso o fato de reduzir significativamente a ingestão de líquidos nessa época, podendo resultar em desidratação e maiores chances de doenças respiratórias e alérgicas.

Hidratar-se é tão importante que os seres humanos podem sobreviver algumas semanas sem comida, mas apenas poucos dias sem água. A água participa da composição do corpo humano sendo responsável por cerca de 60% do peso corporal.

Entre os diversos papéis que desempenha no organismo, a água além de atuar na regulação da temperatura corporal, tem papel fundamental em diversas etapas de funcionamento do corpo humano, como: reposição de líquidos perdidos durante a transpiração, auxílio nos mecanismos digestivos, atuação na eliminação de substâncias tóxicas através da urina, regulação do pH sanguíneo, além é claro, de atuar diretamente na manutenção da pele, evitando rachaduras que levam ao aparecimento de rugas.

A água também está presente em várias preparações como sucos, sopas, vitaminas, além de fazer parte da composição de muitos alimentos, como é o caso das frutas, legumes e vegetais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), as necessidades hídricas variam de acordo com a idade, gênero, condições climáticas e atividade física, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão hídrica diária recomendada deve ser de, no mínimo, 2 litros de água para adultos.

E para os praticantes de atividade física, o cuidado com a hidratação corporal no inverno é ainda maior. Como o corpo produz mais calor e consequentemente suor, a perda de líquidos é mais acentuada, podendo gerar quadros de desidratação facilmente. Nesse caso, são comuns situações de fadiga e câimbras musculares, tonturas, dores de cabeça e até alterações na frequência cardíaca, além de distúrbios de visão e audição.

Para evitar esses transtornos, deve-se ingerir cerca de 500 a 600 ml de água, duas horas antes dos exercícios. Beber água regularmente durante as atividades e para exercícios de longa duração, além de repor os líquidos, deve-se repor também os sais minerais e eletrólitos perdidos, ingerindo sempre líquidos a temperaturas mais baixas.

Aqui estão algumas dicas para manter-se hidratado, mesmo no inverno:

  • ingerir frutas e legumes ricos em água como melão, melancia, laranja, abacaxi, chuchu, berinjela, pepino;
  • beber sucos de frutas e chás naturais e caldos ricos em fibras e vegetais.

Então muita atenção na hora de se hidratar!

E para não transformar essa atividade em uma obrigação, aproveite e faça desse momento um prazer, saboreando nossos sucos naturais, além dos caldos produzidos com frutas e legumes selecionados e fresquinhos, contribuindo assim para uma reposição hídrica adequada e muito saudável.

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*Escrito pela nossa parceira nutricionista Juliana Pereira

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