hipertensão controlada
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Saiba como controlar a hipertensão

Quer ter sua hipertensão controlada e ficar saudável como nunca? Confira nossas dicas!

A Pressão Arterial (PA) é a força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos do corpo durante o ciclo cardíaco.
Ao passar por situações de nervoso, temos um aumento da PA. Desde pequenos sustos até altos níveis de stress, e mesmo a atividade física aumenta a PA. Temos mecanismos em nosso corpo responsáveis por baixar a PA após certo tempo, já quando a PA permanece elevada por longos períodos de forma crônica, temos a Hipertensão Arterial. Temos como principais complicações da Hipertensão: problemas de visão, AVC , danos nos vasos sanguíneos, ataque cardíaco , falência renal, etc.

FATORES DE RISCO:

  • Alto consumo de bebidas alcoólicas.
  • Excesso de peso e inatividade física.
  • Casos de Hipertensos na família.
  • Diabéticos.
  • Consumo elevado de sal ( O ideal seria 5g por dia, consumimos em média 12g)

MAS E AGORA, O QUE DEVO FAZER?

  • Mantenha um peso saudável, e peça ajuda ao NUTRICIONISTA sobre sua alimentação.
  • Não fique parado, prefira caminhar usar as escadas ou invés de elevador.
  • Reduzir a quantidade de sal na elaboração de alimentos e retirar o saleiro da mesa.
  • Utilizar RESTRITAMENTE as fontes industrializadas de sal: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote do tipo “snaks”.
  • Limitar ou abolir o uso de bebidas alcoólicas e tabagismo.
  • Preferir temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha aos similares industrializados.
  • Substituir doces e derivados do açúcar por carboidratos complexos, frutas e adoçantes não-calóricos que não contenham sódio na sua composição.

 

Referências: VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, 2016.

*Escrito pelo nosso parceiro nutricionista Felype Rodrigues

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