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O poder das frutas e vegetais na saúde

Muitas pessoas acreditam que para ser saudável é necessário incluir na dieta alimentos de alto custo e aderir a uma alimentação restritiva, como preconizam algumas dietas da moda.

A área da nutrição vem sendo constantemente explorada, com informações que mudam a todo instante sobre como ter uma alimentação super saudável associado a uma boa forma física.

Mas o que as pessoas deveriam saber é que não há segredos e nem fórmulas mágicas para se ter saúde, basta apenas uma boa dose de iniciativa em praticar algum tipo de atividade física e uma alimentação equilibrada, não perdendo o foco nas frutas e legumes.

Vocês podem estar se perguntando por que a ênfase nesses alimentos.

As frutas, verduras e legumes, além de apresentarem baixo custo são muito simples de serem incorporados na alimentação habitual, são encontrados facilmente em qualquer feira ou mercado e o mais importante, conferem grandes benefícios a nossa saúde, devendo ser consumidos diariamente.

São alimentos ricos em vitaminas e minerais, apresentando grande biodisponibilidade desses nutrientes, ou seja, esses grupos de alimentos contém o maior percentual de aproveitamento de vitaminas e minerais.

Além disso, as frutas, verduras e legumes possuem diferentes tipos de fibras que auxiliam na regulação do organismo e também antioxidantes, importantíssimos no combate ao envelhecimento das células e, portanto fortes aliados no combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

São considerados de baixa densidade energética, portanto muito indicado em dietas para redução calórica, e ainda contém propriedades funcionais, pois são fontes de substâncias bioativas.

Mas o que isso quer dizer?

As substâncias bioativas ou fitoquímicos são compostos presentes em pequenas quantidades nos alimentos funcionais, mas que conferem grandes benefícios à saúde das pessoas, como por exemplo, proteção das células contra os radicais livres, manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos, equilíbrio da flora intestinal, redução na absorção do colesterol e até prevenção de algumas doenças degenerativas como câncer e as doenças cardiovasculares.

As principais substâncias bioativas nas frutas, legumes e verduras são os carotenóides (presentes em vegetais de cor alaranjada como cenoura, abóbora, maracujá, mamão, tomate), os polifenóis (encontrados em diversas frutas e vegetais como: uva, morango, laranja, maçã, cereja, brócolis, espinafre, beterraba, rabanete, cebola) e os glicosinolatos (presentes em brócolis, couve, repolho, couve-flor).

Estes dois grupos de alimentos são tão importantes na nossa alimentação que ganhou algumas modificações na nova pirâmide alimentar brasileira, redesenhada por pesquisadores em nutrição para orientar a população sobre a importância de uma alimentação saudável na manutenção da boa saúde. No grupo das frutas foram inseridos os sucos naturais e saladas de frutas, dando ênfase na variedade desses alimentos e no grupo dos legumes e verduras foram acrescentadas as folhas verde-escuras e as saladas com diferentes vegetais.

Viu como a inclusão de alimentos do cotidiano na nossa alimentação habitual pode contribuir para a nossa saúde?

A MADE contribui com você trazendo informação, além de oferecer um cardápio variado, como sucos diversificados e lanches naturais, frutas e saladas elaboradas com vegetais e produtos integrais que podem ser incorporados nas suas refeições sem culpa!

*Escrito pela nossa parceira nutricionista Juliana Pereira

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