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Saiba mais sobre os benefícios da tapioca

 

tapioca

A tapioca é um alimento de origem indígena e até pouco tempo atrás, comum apenas no norte e nordeste. Entretanto nos últimos anos se popularizou bastante nas demais regiões do Brasil e aos poucos vem “roubando” o lugar do pão na mesa do brasileiro.

Antes de mais nada, é importante salientar que a tapioca é derivado da fécula de mandioca e sua composição é basicamente de carboidrato. O problema da tapioca é o fato dela possuir um elevado índice glicêmico (115), maior que o do pão branco que é 100, do arroz branco (81), do espaguete (59) e inclusive maior que o do açúcar (87). Ou seja, quem quer emagrecer deve tomar bastante cuidado já que uma simples tapioca poderá aumentar rapidamente a glicemia e causar um pico de insulina.

Para quem não sabe, picos de insulina estão relacionados com ganho de gordura!

Mas calma, nem tudo está perdido… para aliviar o índice glicêmico de uma refeição com tapioca basta recheá-la com alimentos com proteínas, gorduras boas e fibras. Usar ovos, frango desfiado, carne moída ou atum como recheio, de preferência colocando azeite ou abacate para fazer uma espécie de patê. Assim o esvaziamento gástrico ficará mais lento e o pico insulinêmico menor.

Vale apena substituir o pão pela tapioca? Ela pode fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer? Talvez, depende do que o seu nutricionista propôs para você, para atender as suas necessidades. Sem terrorismo galera, o segredo é saber quando consumi-la e como consumi-la. Não precisa excluir completamente a tapioca do cardápio, mas também não vá comer 5 tapiocas por dia 😉

 

*Escrito pelo nosso parceiro nutricionista Felype Rodrigues

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