chás
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Saiba os benefícios dos chás

O consumo de chá no mundo perde apenas para a água. Eles ajudam a hidratar o corpo e

ainda podem oferecer muitos benefícios à saúde. Existem diferentes tipos de chá, cada um

com uma propriedade específica, entre elas: digestiva, calmante, diurética, anti-inflamatória e

antioxidante. Alguns contém cafeína, por isso, não são indicados para serem tomados após as

18h para não prejudicar o sono.

SE LIGA NAS DICAS 😉

 

Chás para tomar durante o dia

– Chá verde: rico em polifenóis, como as catequinas, que podem ajudar a diminuir a gordura

corporal, por isso, essa bebida é muito associada à perda de peso. O chá verde também tem

ação antioxidante e termogênica, sendo interessante para a prática de exercícios físicos. Por

conter cafeína, não é indicado para pessoas com hipertensão.

– Chá preto: é um dos mais consumidos no mundo e deriva da mesma planta que o chá verde,

a Camellia sinesis. Possui sabor amargo e maior concentração de cafeína e antioxidantes

comparado ao chá verde. Associado a hábitos de vida saudáveis, o chá preto pode ajudar a

controlar os níveis de colesterol.

– Chá de hibisco: muito conhecido por sua ação diurética, o chá de hibisco é rico em

flavonoides e pode atuar como antioxidante, combatendo os radicais livres que provocam o

envelhecimento celular.

 

Chás para tomar à noite

– Chá de camomila: possui efeito antioxidante e anti-inflamatório e é muito indicado como um

chá calmante, podendo favorecer boas noites de sono. Além disso, o chá de camomila ajuda a

melhorar a digestão.

– Chá de melissa: considerada um fitoterápico, a melissa tem ação calmante, ajudando a

promover relaxamento e sensação de bem-estar. Também é indicada para amenizar dores e

cólicas, já que possui ação antiespasmódica – inibe a contração dos músculos do útero,

estômago e intestino.

– Chá de alecrim: muito utilizado como tempero, o alecrim também rende um chá com

diversas propriedades benéficas à saúde. Melhora casos de má digestão e dores de cabeça,

ajuda a combater a tosse e tem ação antioxidante e diurética.

– Chá de maracujá: o maracujá é um importante fitoterápico indicado como calmante natural,

podendo ser um ótimo aliado no combate à insônia e à ansiedade.

 

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*Escrito pela nossa nutricionista parceira Adriana Rodrigues

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