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Veja como a alimentação aliada com atividade física melhora a sua saúde

Com o verão chegando a preocupação com o corpo é uma constante na vida de muitas pessoas. Nessa época, as academias começam a aumentar o seu movimento sendo ocupadas por homens e mulheres em busca de uma boa forma.

Atividade física é sempre muito bem-vinda em qualquer época do ano, mas será que só isso é importante?

A alimentação correta associada a atividade física contribui em muito para o bom desempenho nas academias, o que significa perder peso e aumentar a massa muscular.

Uma alimentação adequada é muito importante antes, durante e após o treino físico. Confira algumas dicas de alimentação para fazer suas atividades físicas:

Pré-treino

Momentos antes da atividade física é importante ingerir alimentos fonte de carboidratos, pois estes fornecem energia necessária para a atividade física. O tempo entre o lanche e o início do treino é que vai definir o tipo de alimento mais adequado. Para tempo curto de no máximo trinta minutos antes da atividade física são indicados carboidratos de baixo índice glicêmico, pois fornecem energia e são de rápida absorção. São alguns exemplos: banana, mel, biscoito com geleia, pão branco. Mas se o tempo entre o lanche e a atividade física for um pouco maior, podemos caprichar em alimentos que sejam fonte de carboidratos, mas que proporcione uma digestão mais lenta, como frutas secas, aveia, granola, queijos magros, pães integrais.

Lembrando que a hidratação é fundamental, sendo importante ingerir 1 copo de água grande, trinta minutos antes da prática esportiva.

Pós-treino

Após a atividade física intensa é necessário repor a energia perdida. Alimentos fonte de proteína de alto valor biológico associado a fontes de carboidratos, vitaminas e minerais são recomendados para este momento.

Um bom prato de salada acompanhado de carne magra; lanches naturais compostos por pão integral, queijo magro, folhas verdes, frango desfiado ou peito de peru; preparações a base de ovos como omelete com queijo são boas opções para fornecer o aporte proteico necessário neste momento. Suco de frutas ou vitaminas também são muito bem-vindos, pois além de contribuir para recuperação da energia perdida, auxiliam na hidratação.

Durante os treinos

Se a atividade física for intensa e de longa duração, mais de uma hora e meia é recomendado a ingestão de alimentos que mantém a glicemia normal sem pesar durante o treino. Pode ser uma fruta, castanhas e até mesmo um pedaço de rapadura ou um pouco de mel.

Deu para perceber que a alimentação certa auxilia no desempenho durante o período de atividade física e contribui para manter a boa forma.

Então não perca tempo e saboreie nossos pratos! Eles são elaborados com proteínas de alto valor biológico e carboidratos adequados, alimentando e colaborando para o seu treino!

 

*Escrito pela nossa parceira nutricionista Juliana Pereira

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