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Açaí: os benefícios desse fruto poderoso

A cada dia, cada célula do corpo humano tenta se proteger de milhares de “assaltos”, feitos por moléculas ávidas a oxida-las, fazendo-as envelhecer a um ritmo acelerado. Esse processo, onde os “assaltantes” são chamados de radicais livres, causam destruição progressiva das células.

Porém, sabe-se que em frutos de cor vermelho vivo e violeta, são encontrados os famosos antioxidantes polifenólicos, que são protetores das células contra os radicais livres, que podem levar doenças degenerativas e anormalidades no controle de açúcar e gordura no sangue.

Recentemente, um estudo verificou que o açaí liofilizado (extrato ultra concentrado) possui uma excepcional atividade antioxidante. Em outras palavras, o açaí apresentou capacidade de entrar nas células de forma funcional e eficaz para neutralizar os radicais livres.

Os frutos do açaí se assemelham às uvas, progredindo da cor verde para uma cor púrpura no seu amadurecimento. No entanto, é uma fruta de uma palmeira e, como o coco, apresenta alto teor de gordura saudável. Uma análise científica, revelou que o perfil polifenoico completo do açaí possui conjunto de compostos benéficos, rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, juntamente com 19 aminoácidos que promovem a saúde, incluindo: ácido aspártico, glicina, prolina e leucina, isoleucina e valina (BCAA’s). Também é rico em minerais como: potássio, cálcio entre: magnésio, sódio, manganês e zinco.

Essa combinação de aminoácidos essenciais com minerais é excelente para regeneração e desempenho muscular, além de ajudar a manter a saúde cardiovascular e proteger contra câncer de próstata.

Por sua elevada capacidade antioxidante, beneficia a função do cérebro, sendo importante para prevenção de doenças como Alzheimer e doenças de Parkinson.

Muitos acreditam que o açaí engorde, mas o problema não é o seu teor calórico – já que as gorduras que este possui contém alto nível de antocianinas (ajudantes na queima de gordura), fibras e pouquíssimo açúcar – e sim o que pode acompanha-lo: xarope de guaraná, leite condensado, granola, leite em pó, entre outros.

Para você que já gostava de açaí, e não quer se preocupar com a balança, você pode consumi-lo próximo ao seu horário de treino, ou ingerir de maneira mais saudável com frutas ou whey protein.

Lembre-se: Procure sempre um profissional para orientar e prescrever sua dieta.

 

*Escrito pela nossa parceira nutricionista Adriana Rodrigues

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