higienizar vegetais
MADE

Higienização dos Alimentos: Você sabe como deve ser feita?

Há uma grande diferença entre lavar um alimento simplesmente em água corrente e fazer a higienização do mesmo. Quando se fala em higienizar, sejam frutas, verduras, legumes, entre outros, há o envolvimento de um procedimento mais complexo e completo, quando comparado com a simples lavagem.

A higienização auxilia na prevenção da contaminação por micro-organismos, como bactérias e fungos, os quais podem causar a chamada intoxicação alimentar, que pode se manifestar como uma simples diarreia ou até mesmo levar à morte.

Por isso, aprenda como fazer esse processo e siga os passos abaixo, para ter uma melhor qualidade em sua alimentação:

1º Passo: escolha alimentos frescos, firmes e com cheiro característico dos mesmos;

2º Passo: lave folha por folha ou fruta por fruta em água corrente com as mãos ou com uma escova (exclusiva para alimentos);

3º Passo: coloque os alimentos lavados em hipoclorito de sódio, por tempo e concentração recomendados no rótulo do produto (esse tempo pode variar de 5 a 15 minutos);

4º Passo: escorra a água e lave novamente os alimentos em água corrente com as mãos ou com uma escova (exclusiva para alimentos);

5º Passo: corte e prepare de acordo com a receita que pretende fazer.

E pronto, seus alimentos estarão higienizados e seguros!

Uma dica que sempre dou aos meus pacientes para ajudar a reduzir a quantidade de agrotóxicos contidos nas cascas dos alimentos é utilizar o bicarbonato de sódio. Importante, destacar que ele não mata microrganismos, mas é muito eficaz para retirar pesticidas de frutas, legumes e verduras.

Para ter uma boa eficiência nesse tipo de higienização, deve-se utilizar para 1 litro de água, 1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio. Deixe o alimento de molho nessa mistura por meia hora e lave-o bem novamente em água corrente.

Mantenha-se saudável e cuide da sua alimentação! Gostou das nossas dicas de hoje? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Estamos no Facebook e Instagram.

 

*Escrito pela nossa parceira nutricionista Thaís Contri CRN-3 38260

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial