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Saiba como os antioxidantes podem fazer bem para sua saúde

Você já ouviu falar de antioxidantes e os seus inúmeros efeitos benéficos na saúde? Pois é, os antioxidantes são substâncias presentes em alimentos, mas que também podem ser produzidos pelo nosso organismo.

Hoje vamos focar nos antioxidantes presentes em nossa alimentação.

Essas substâncias combatem a ação dos chamados radicais livres, que são moléculas produzidas em várias situações (estresse, tabaco, álcool, poluição) e que atacam células sadias do nosso corpo, ocasionando desde o envelhecimento dessas células até vários tipos de doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, câncer e enfermidades crônicas como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, obesidade.

A ação dos radicais livres em tecidos como a pele, também é o principal responsável por seu aspecto envelhecido, sem elasticidade e opaco. Em outras palavras, a importância dos antioxidantes está no fato de que eles podem ajudar a reduzir os danos causados pelos radicais livres em nosso organismo.

Já deu para perceber que a composição da nossa alimentação tem um papel fundamental na qualidade de vida e melhoria em vários aspectos físicos e metabólicos, sendo de extrema importância o aumento no consumo de alimentos ricos em antioxidantes.

Mas quais são os alimentos ricos em antioxidantes? Confira:

– Betacaroteno e licopeno

São os carotenoides, corantes naturais presentes nas frutas e vegetais de cores avermelhadas, alaranjadas e amareladas, como cenoura, tomate, laranja, abóbora, pêssego, e em alguns vegetais de cor verde escuro como brócolis, espinafre e couve.

-Flavonoides

Encontrados em frutas avermelhadas e arroxeadas como morango, mirtilo, uva, romã, maçã. Em grãos e castanhas como nozes, soja e também em algumas bebidas como vinho tinto, chás, café e até no chocolate e no mel.

– Vitamina A (retinol)

A vitamina A é o grupo mais importante dos antioxidantes com efeitos benéficos para a saúde da pele. Presente em alimentos como: cenoura, espinafre, manga, mamão.

-Vitamina C (ácido ascórbico)

É provavelmente, o antioxidante mais conhecido em nossa dieta diária. Presente na maioria das frutas: laranja, acerola, limão, mirtilo, abacaxi, manga, mamão, kiwi. Em vegetais como brócolis, pimentão vermelho e verde, espinafre, abóbora moranga, batata doce, batata, tomate e couve flor.

– Vitamina E (tocoferóis)

Encontrada em vegetais com maior teor de gordura como abacate, açaí, em óleos vegetais (soja, milho, canola e girassol), oleaginosas (castanha do Pará, amêndoas, nozes), cereais integrais e vegetais folhosos como espinafre, agrião, rúcula.

– Cobre

São ótimas fontes de cobre feijão, lentilha, grão de bico, semente de girassol, amendoim, passas, nozes e alguns vegetais.

– Selênio

O selênio atua em conjunto com a vitamina E combatendo os radicais livres. São fontes desse mineral principalmente a castanha do Pará, semente de girassol e o arroz integral, além de produtos de origem animal como carnes, peixe, frango e ovos.

– Zinco

Presente nas sementes de abóbora, soja, amêndoas e amendoim, auxilia no aumento da imunidade e prevenção de doenças crônicas, favorecendo o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

A alimentação equilibrada tem tudo que precisamos para manter a boa saúde e a qualidade de vida.

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*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira

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