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Como controlar a vontade por doces

Você é do tipo formiguinha? Não pode ter um doce em casa que consome tudo rapidinho? Adora uma festinha de aniversário ou um casamento para atacar os docinhos e ataca MESMO? Fica o dia todo pensando naquele doce que viu na televisão até sair para comprar um? Precisa comer doce diariamente?

Se você respondeu SIM a todas essas perguntas, provavelmente você pode ser um compulsivo por doces!

E como podemos controlar essa vontade desenfreada pelos doces? Primeiramente, é bom esclarecermos que o excesso de açúcar pode trazer consequências graves para sua saúde.

A ingestão de açúcar em geral, eleva a produção de glicose no organismo, estimulando o pâncreas a produzir insulina, esta capta a glicose transformando-a em energia e em depósitos de gordura, levando assim ao aumento de peso.

O aumento no consumo de açúcar gera consequências graves ao nosso organismo como obesidade, diabetes tipo II, desequilíbrios hormonais, doenças cardíacas, hipoglicemia e até câncer, além é claro, do aumento de cáries.

E para controlar essa compulsão tão prejudicial à nossa saúde, é muito importante esclarecermos as ações que funcionam realmente e as que não resolvem.

Muitos sites e revistas dão conselhos e dicas sobre esse assunto, mas é necessária muita cautela, pois algumas sugestões além de não reduzir a vontade por doces, podem estimulá-la ainda mais.

Também vale a pena investigar se o problema não é relacionado com o emocional. Muitas pessoas descontam no consumo exagerado de doces, os conflitos e estresse que estão passando. Tendo consciência dessa informação, fica mais fácil trabalhar os motivos e com isso controlar o consumo por açúcar.

Mas vamos falar de dicas que realmente funcionam para diminuir o consumo de doces?

  1. A primeira delas é não proibir ou restringir radicalmente a ingestão de alimentos doces. Permitir-se ingerir um docinho vez ou outra, sem culpa, faz com que este alimento não fique tão interessante assim e a obsessão pelo açúcar tende a diminuir.
  2. Outro fator muito interessante é reduzir a quantidade de açúcar das preparações dos alimentos e bebidas. Adora um cafezinho com bastante açúcar? Tente diminuir esse doce do café aos poucos, com o tempo estará ingerindo muito menos açúcar e não somente no cafezinho, mas em tudo, no suco, no leite, nos bolos. O mesmo para o chocolate, caso prefira chocolate branco ou ao leite, mude aos poucos para aqueles com porcentagens de cacau. Seu paladar tende a mudar com o tempo percebendo o excesso de açúcar nos alimentos.
  3. O horário para se permitir saborear um doce também pode influenciar bastante no controle dessa compulsão. Os melhores horários são após as refeições, por exemplo, almoço ou jantar, quando você já está saciado. Isso vai ajudá-lo a reduzir a quantidade de açúcar que irá ingerir.
  4. Para algumas pessoas, pode funcionar também trocar o doce por uma fruta bem docinha, como por exemplo uma manga ou uma banana bem madurinha. Não custa tentar, pode ser o seu caso.

Lembrando que essas dicas não são para afastar de vez a vontade de comer doces, mas sim para controlar! E não deixe de ter uma alimentação variada, proporcionando mais saúde ao seu organismo. Pois como já mencionamos em outros artigos aqui, o grande problema são os excessos.

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*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira

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