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Chás e o seus benefícios

Conhecido há séculos, os chás estão por toda parte, estando entre as bebidas mais consumidas no mundo. Devido o alto consumo, ao longo dos anos, os estudos em torno dessa bebida tem se multiplicado e os seus efeitos benéficos à saúde comprovados.

Apresentando baixo valor calórico e muitas propriedades antioxidantes, essas ervas com dezenas de sabores, se preparadas corretamente podem trazer inúmeras vantagens terapêuticas.

Listamos aqui os chás mais conhecidos e seus benefícios:

  • Camomila: Um dos efeitos mais clássicos dessa erva é o de induzir ao sono, possuindo ação calmante. Também há compostos que combatem a ansiedade e a enxaqueca. Aconselha-se ferver as flores da planta por alguns minutos e tomar logo após o preparo.
  • Erva cidreira: É ótima para ser consumida após as refeições por agir no processo digestivo, auxiliando também na redução de gases. Além desses efeitos, a erva cidreira também atua como calmante natural.
  • Hortelã: Esta erva com aroma tão agradável, traz benefícios antifúngicos e antiparasitários ao organismo, ajudando a matar bactérias ruins no intestino. Também atua em problemas de gases e possui ação nas complicações digestivas.
  • Alecrim: O chá de alecrim é um excelente digestivo, sendo muito utilizado por quem quer reduzir o peso, pois aumenta a saciedade. Contém ação antiespasmódica e anti-inflamatória, ou seja, bom para cólicas renais e menstruais, ainda possui ação desintoxicante.
  •  Chá mate: Tem ação termogênica e antioxidante, ou seja, acelera o metabolismo e combate o envelhecimento das células. Devido à presença da cafeína, deve ser usado com cautela por quem tem problemas de hipertensão, pois é um chá considerado estimulante.
  • Chá verde, chá preto e chá branco: Os três chás derivam da mesma planta, a chamada Camellia sinensis. A diferença entre eles é na preparação e produção da erva. Devem ser consumidos com parcimônia por pessoas sensíveis a cafeína.

 

No chá preto a erva é bem processada, fazendo com o se perca parte dos compostos antioxidantes. Mesmo contendo propriedades benéficas para o organismo, estas são menores do que as encontradas no chá verde.

O chá verde, muito famoso atualmente pelo público que deseja emagrecer, possui propriedades termogênica e antioxidante, além de ação desintoxicante e fortalecimento do sistema imunológico. Estudos em torno dessa bebida mostram benefícios no combate ao câncer de próstata e melhora dos níveis de colesterol.

O chá branco, por sua vez, é o menos processado e por isso contém mais compostos antioxidantes, entretanto, o seu valor é mais elevado em comparação aos outros chás.

 

Como os chás devem ser preparados? 

Com exceção da Camomila, que deve ser fervida, método conhecido por decocção, todos os outros chás devem ser obtidos por infusão. Na infusão, a água não deve ser fervida, recomenda-se uma temperatura em torno de 80°C a 90°C. Deixar a erva em contato com a água por 10 a 15 minutos e beber logo em seguida. Não recomendado guardar o chá, pois perde-se as propriedades benéficas.

 

E aí, gostou das nossas dicas sobre os benefícios que existem no consumo do chá? Então, tente inseri-los na sua rotina!

*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira – CRN 18664

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