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Saiba os benefícios em incluir o ovo na sua alimentação

O ovo é um alimento super comum na alimentação do brasileiro. É prático e possui baixo custo, mas o que muitos não sabem é que além dessas vantagens ele possui muitos nutrientes importantes para a nossa saúde.

Fonte de proteínas, com alto valor biológico, contém nove aminoácidos essenciais. O ovo também possui em sua composição vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), vitaminas do complexo B, carotenoides e minerais importantes, como cálcio, ferro, zinco, fósforo, sódio e selênio, este último ligado a formação dos hormônios tireoidianos, síntese de DNA, fertilidade e com função antioxidante.

Estudos mostram que o ovo é um alimento indispensável na dieta das gestantes, pois ele possui ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados fundamentais para o desenvolvimento do bebê. Além disso, é um alimento rico em colina, uma vitamina do complexo B importante para a sinalização dos impulsos nervosos, formação da memória, que tem início já no período gestacional, composição e manutenção das células. O ovo possui 50% das necessidades diárias de colina da mãe (100g de ovo possui 250 mg de colina). Portanto, é importante que as futuras mamães não se esqueçam de incluir o ovo no seu cardápio diário.

Para as pessoas que buscam cabelos e unhas mais saudáveis, o teor elevado de enxofre, vitaminas e minerais presentes no ovo podem ser importantes aliados.

Você acha que os benefícios acabaram? Ainda não! Os carotenoides presentes na gema do ovo, como zeaxantina e luteína possuem a capacidade de proteger as células contra a ação dos radicais livres que, por sua vez, são responsáveis por inflamações e alterações no DNA. Alguns estudos apontam evidências sobre uma provável associação entre a maior ingestão de carotenoides e a redução no risco de câncer de mama.

 

E aí, curtiu as informações sobre os benefícios em consumir ovo? Então, compartilhe essa dica com seus amigos!  Lembrando que na MADE – Passeio São Carlos você encontra preparações a base de ovos, como omeletes e crepiocas, com combinações muito saborosas e nutritivas!

*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira (CRN 18664)

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