MADE

Você prefere açúcar ou adoçante?

Hoje abordaremos um assunto muito comentado: a diferença entre açúcar e adoçante. Qual é melhor? Você sabia que existem vários tipos de açúcar? Mas qual é a melhor opção para a sua saúde?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, precisamos esclarecer que o mais saudável é aproveitar o açúcar natural dos alimentos, evitando adoçá-los. Se mesmo assim você queira dar um plus na doçura, o mais indicado é utilizar o mel ou melado de cana, pois são produtos naturais com boas propriedades nutricionais.

Se você não consegue ficar sem adoçar seus alimentos e precisa reduzir o seu peso atual, a melhor escolha será optar pelo adoçante, ao invés do açúcar. Ao fazer essa escolha, opte pelos produtos de origem natural, como stévia, sorbitol ou manitol.

Contudo, se você não tem restrição nenhuma em relação ao uso do açúcar, e está se perguntando se é melhor optar por adoçante ou açúcar na sua alimentação, sem dúvida o açúcar é uma opção mais saudável. Mas, vale ressaltar que é importante controlar a quantidade, e principalmente o tipo de açúcar a ser consumido.

Para entender melhor, lembre-se que quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo da sua origem ele é; e quanto mais branco e fino for mais composto artificial ele possui.

Conheça os principais tipos de açúcares:

MASCAVO – é o açúcar em sua forma mais bruta. É obtido pelo cozimento do caldo da cana, não passando pelo processo de refinamento e por isso são preservados o teor de cálcio, ferro e sais minerais. Possui gosto forte de rapadura e cor mais escura.

DEMERARA – muito parecido com o açúcar mascavo em termos nutricionais, pois preserva os teores de vitaminas e minerais. Possui uma coloração mais clara e não altera o sabor das preparações, sendo uma boa opção para quem não se adapta ao sabor do açúcar mascavo.

ORGÂNICO – a cana utilizada na confecção desse açúcar é livre de agrotóxicos e aditivos químicos. Este tipo também não passa pelo processo de refinamento, sendo preservados seus nutrientes, portanto pode-se dizer que ele é um açúcar com ótimo valor nutricional e ausente de compostos tóxicos.

CRISTAL – este açúcar passa pelo processo de refinamento, sendo adicionados compostos químicos, o que justifica a coloração mais branca e também a ausência de grande parte de seus nutrientes. Os cristais são mais grossos e transparentes, difíceis de diluir em líquidos.

REFINADO – considerado o açúcar mais popular, é obtido através da diluição do açúcar cristal. Em termos nutricionais, não é uma das melhores opções, pois devido ao grande processo de refinamento, não preserva praticamente nenhum de seus nutrientes.

Em casos específicos como doença, gravidez e lactação é aconselhado consultar um profissional para orientar qual o melhor tipo a ser consumido.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal tentar diminuir o consumo de açúcar ou substituir o açúcar refinado nas suas preparações? Não se esqueça de compartilhar essa dica com seus amigos! (:

*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira (CRN 18664)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial