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O impacto da alimentação na qualidade do sono

Você sabia que a alimentação pode influenciar na qualidade do nosso sono? A quantidade de horas dormidas e principalmente a forma como você dorme está diretamente ligada ao cardápio diário e não é apenas tirando o cafezinho a noite que você terá uma ótima noite de sono! 

Claro que a cafeína pode ser muito prejudicial para quem quer ter um sono tranquilo, visto que ela potencializa estados de alerta e atenção prolongada. Isso acontece com apenas uma parte da população, pois há pessoas que não possuem essa sensibilidade à cafeína 

Você já reparou que depois de uma noite em claro dá aquela vontade de comer algo muito calórico? Alguns estudos demostram que dormir mal está relacionado com fazer más escolhas na hora de se alimentar. Isso acontece porque o organismo procura alimentos que contém mais energia para mantê-lo acordado, o que leva ao aumento na ingestão de calorias, resultando em ganho de peso.  

 “Mas nutri, o que eu devo ingerir para melhorar a qualidade de meu sono?”  

 Vários alimentos são considerados benéficos nesse sentido, como por exemplo, os chás calmantes como a camomila, erva-cidreira e a hortelã, conforme já citamos em outro post essas ervas possuem ação calmante contribuindo para um sono agradável. 

Outros alimentos indispensáveis para melhorar os padrões do sono são aqueles ricos em triptofano. Esse é um aminoácido essencial não produzido pelo nosso organismo, que influencia na produção do hormônio melatonina. Este hormônio (que é produzido pelo cérebroé muito importante e tem forte relação com a qualidade do nosso sono. Além dele, vitaminas do complexo B e Magnésio também possuem influência significativa. 

A noz, o leite e seus derivados são exemplos de alimentos perfeitos, pois possuem os 3 nutrientes: triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B. Eles auxiliam na produção da melatonina atuando na melhora significativa do sono. 

Peixes, sementes e feijões também são considerados boas fontes de triptofano e vitaminas do complexo B. Portanto, adicionar esses alimentos no seu cardápio habitual pode ajudar muito! 

 

Agora é só inserir em suas refeições as dicas que compartilhamos com você hoje e se preparar para ter uma ótima noite de sono! 😊

 

*Escrito pela nossa nutricionista parceira Juliana Pereira – CRN 18664

 

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