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Como se alimentar bem morando sozinho

Pesquisas apontam que pessoas que moram sozinhas possuem mais chances de ter uma alimentação ruim. Isso acontece porque além de não ter uma companhia para decidir o jantar, as opções de comidas rápidas disponíveis no mercado são inúmeras, mas nem sempre saudáveis. 

Além disso, a falta de habilidade no fogão pode ser outro indicador negativo, já que provavelmente a pessoa que não sabe cozinhar pode optar por comidas mais artificiais.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para você ter um cardápio prático e nutritivo mesmo morando sozinho: 

Diga não para a geladeira vazia

A primeira dica parece simples, mas é muito importante. Evite ter a geladeira ou dispensa vazia, isso fará com que você não pense duas vezes e adquira comida pronta, podendo cair na tentação dos alimentos ultra processados, congelados e afins, que possuem alta concentração de sódio e gorduras.  

Organização é tudo

Planeje seu cardápio semanal. Independentemente de ser habilidoso com o fogão, tenha em mente um cardápio para cada dia da semana. Pode ser um macarrão na segunda; uma omelete na terça e assim por diante. Isso ajudará a não cair na tentação dos tão famosos fast foods. Caso você saiba cozinhar, verifique o que falta para elaborar o planejamento de seus pratos semanais e vá às compras. 

Tenha opções saudáveis para seu break  

Tenha sempre frutas, iogurte e castanhas, pois são ótimas opções de lanches para o dia a dia. Você pode levar tanto para o trabalho, quanto comer em casa. No caso de frutas, pense naquelas individuais e com casca, que demoram mais a estragar, como:  banana, maçã, pêra, uva, laranja, tangerina, manga. 

Café da manhã também é muito importante

Leite, pães e queijo são ótimas escolhas para o café da manhã. Pode ser pão de forma do tipo integral ou escolher outros tipos de pães que sejam saudáveis e não estraguem de um dia para outro. Mas caso você adore um pão francês e não consiga comprar diariamente, pode providenciar a mais e congelar, no dia em que for comer, coloque-o alguns minutinhos no forno e ele ficará macio e crocante, parecendo que saiu da padaria fresquinho! No caso dos queijos, compre pouca quantidade, pois estes possuem um prazo de validade menor. 

Tenha um jantar mais leve

Para noite, vale uma vitamina de frutas com leite ou lanchinho natural super prático. Basta ter em casa os alimentos que já listamos, além de atum, tomate, folhas, cream cheese ou requeijão, estes resultarão em um sanduiche natural simples de preparar, rápido e muito saudável! 

Sempre opte por um suco

Caso você não tenha muita disposição para preparar sucos de frutas, tenha algumas polpas congeladas no freezer, elas não são saudáveis como o próprio suco da fruta, mas são bem melhores em termos nutricionais do que os sucos adoçados (aqueles prontos para o consumo). 

 

Se ainda assim um dia ou outro você precisar e quiser comprar comida pronta, opte pelos restaurantes naturais, que possuem pratos elaborados com alimentos frescos e saudáveis!  

Made é um restaurante com várias opções de refeições naturais na cidade de São Carlos. Confira nosso cardápio nas redes sociais e no IFood.  

   

Escrito pela nossa nutricionista Juliana Pereira – CRN 18664 

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