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Tudo o que você precisa saber para ter um verão saudável

Enfim chegou o verão, a estação mais quente do ano! O verão começa no final de dezembro e termina somente no mês de março. Nesta época, esperamos altas temperaturas, dias mais longos e noites mais curtas. 

Por conta disso, as pessoas querem ficar mais tempo fora de casa, aproveitando e curtindo os lindos cenários ao ar livre. As academias, parquespiscinas e praias ficam lotados durante toda a temporada.  

Nessa estação nosso corpo pede uma alimentação mais leve e natural, pois ao contrário do inverno, no verão nosso organismo precisa de menor aporte calórico e alimentos de fácil digestão. Também há uma maior necessidade de ingestão de líquidos, já que há grande perda através do suor.  

Confira aqui algumas dicas e alimentos que não podem faltar neste verão:

#Você precisa se hidratar – e muito!

Por conta do calor intenso, nosso corpo tende a suar muito mais e como consequência perdemos muitos líquidos. A ingestão de água e sucos naturais deve ser constante nesse período do ano. 

#Consuma frutas da época, legumes e vegetais em abundância

Alguns alimentos são indispensáveis para uma temporada de verão como a melancia, frutas cítricas, pepino, alface, entre outras. Confira abaixo o porquê de consumir cada um desses alimentos: 

Melanciaé rica em água, possui também licopeno que protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioleta. 

Frutas cítricas: além de serem refrescantes, elas possuem boas porcentagens de vitamina C, um poderoso antioxidante que contribui para síntese de colágeno, proporcionando uma pele mais firme e saudável. Como opção temos limão, laranja, acerola abacaxi 

Pepinoé um alimento muito recomendado para auxiliar na hidratação. Também ajuda a melhorar algumas irritações locais da pele. 

Alface: a clorofila e os flavonoides presentes nesse vegetal contribuem para redução do excesso de líquido no corpo, além de favorecer funcionamento intestinal. 

Cenouraalém de contribuir para hidratação corporal, também possui betacaroteno – pigmento responsável por manter o tão desejado bronzeado da pele nesta estação.  

#Evite carnes vermelhas

Dê preferência para as opções de proteínas grelhadas ou assadas. Evite o consumo de carnes vermelhas, pois elas são mais difíceis de digerir.   

#Invista em gorduras boas e grãos integrais
  1. Abacate, coco e castanhas são considerados gorduras benéficas ao organismo, melhoram os níveis de colesterol, aumentam a saciedadesão ricas em zinco e magnésio, minerais importantes para o organismo. 
     
  2. Linhaça, gergelim e chia possuem grande concentração de fibras que promovem uma boa digestão e contribuem também para a melhoria do trânsito intestinal.
     
  3. Quinoa é um grão com inúmeros benefícios. Rico em fibras, possui antioxidantes, é livre de glúten, auxilia no controle do açúcar no sangue e possui todos os aminoácidos essenciais.
     
#Atividade física sempre!

No verão, atividades físicas ao ar livre são muito bem vindas e prazerosas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que qualquer tipo de atividade física, que tenha no mínimo 30 minutos por dia, cinco vezes na semana auxilia a manter o organismo mais equilibrado e saudável. Além disso, ajuda a melhorar a disposição e proporciona mais energia durante essa estação do ano. Mas, não esqueça de evitar os horários com maior incidência de raios UV, das 10h às 16h.  

 

E se bater aquela preguiça e você precisar de uma ajudinha, passe na MADE ou peça pelo IFood ou delivery, uma alimentação super natural e saudável que é a cara do verão! 

 

Escrito pela nossa nutricionista Juliana Pereira – CRN 18664 

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