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Você sabe quais são as principais fontes de proteínas? 

As proteínas são os macronutrientes mais abundantes nas células, sendo compostos por moléculas denominadas aminoácidos.  Elas exercem papel fundamental na formação dos tecidos corporais, como pele, cabelo e músculos. Além disso, elas atuam na produção de hormônios e neurotransmissores, células de defesa, entre outras funções. 

As proteínas de origem animal como as carnes, leites e ovos são as mais conhecidas e compõe as chamadas proteínas de alto valor biológico. As pessoas que praticam atividade física, especialmente aquelas que visam o ganho de massa muscular têm como foco esse nutriente na sua dieta.  

Mas, como os veganos extraem essas proteínas? 

Embora as maiores fontes de proteínas venham de produtos de origem animal, na natureza existem alimentos que possuem boas quantidades de proteínas, bem como aminoácidos. 

Se você não é adepto a consumir alimentos de origem animal e quer aumentar seu ganho muscular, destacamos abaixo alguns vegetais que são boas fontes de proteína:  

Feijões 

O feijão é considerado a leguminosa mais importante do prato brasileiro. E não tem diferença não, pode ser o feijão carioca, preto, branco, entre outros. Além de ser rico em ferro e outros nutrientes, os feijões (principalmente o carioca e preto) constituem excelente fonte de proteínas, fornecendo aminoácidos importantes que o organismo não produz.  

Soja 

Segundo a USDA (U.S. Department of Agriculture), a soja possui a cada 100g em média 36 g de proteínas, e por esse motivo é muito utilizada para substituir produtos de origem animal, como carnes, leite e queijos. 

Grão de bico 

O grão de bico é uma leguminosa de fácil digestibilidade e contém um aminoácido importante para o organismo, o triptofano. Este participa na produção de serotonina, hormônio que proporciona sensação de bem estar. 

Lentilha 

Além de ser a ótima fonte de proteínas, a lentilha é rica em fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico. A USDA (U.S. Department of Agriculture) afirma que a cada 100g do alimento, 9g são de proteínas 

Quinoa 

Nos últimos anos, a quinoa se popularizou devido ao seu valor nutricional. Ela não possui glúten e é rica em importantes minerais, como fósforo, magnésio, manganês e zinco, além de possuir várias vitaminas.  

Castanhas 

As castanhas são muito especiais, principalmente a de caju, pois ela possui entre todos os nutrientes, proteína. A castanha de caju contém arginina (aminoácido que atua no desempenho durante a atividade física), porém a sua ingestão deve ser equilibrada, pois por ser uma oleaginosa o consumo em excesso pode levar ao ganho de peso. 

#FICADICA

É essencial buscar a ajuda de um nutricionista para adequar a sua dieta, pois esse profissional elabora um plano alimentar individualizado, suprindo a sua necessidade proteica 

 

Sabemos que a rotina pode ser bem corrida e quem nem sempre conseguimos cozinhar todas as nossas refeições. Pensando nisso, a Made prepara várias refeições saudáveis e nutritivas para aqueles momentos que você não consegue comer na sua casa. Independente do tipo de dieta que você siga, a Made tem sempre deliciosas opções que atendem todos os públicos.  

Conheça nosso cardápio!  

 

Escrito pela nutricionista Juliana Pereira – CRN 18664 

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